11 outubro, 2013

Review: The Oath (Websodies de The Walking Dead)

por Victor Seixas


      Para aliviar um pouco a ansiedade dos fãs, a AMC liberou a terceira temporada dos famosos Websodies de The Walking Dead; que por sinal fazem bastante sucesso. Os Websodies são histórias inéditas que se passam no universo de TWD. Esse tipo de "micro-episódio" é feito apenas para internet, por isso o nome "Websodies". Eles são postados semanas antes da temporada comum começar, e contam com diferentes personagens que sempre estão ligados de alguma forma com os acontecimentos da história original.


[!!!SPOILER ALERT!!!]

"One Live, all live..."

      O The Oath é a terceira temporada de Webisodies produzidos pela AMC. Dirigida por Greg Nicotero, o diretor de efeitos especiais e visuais da série, a temporada conta a história de Paul (Wyatt Russell) e Karina (Ashley Bell, O Último Exorcismo - Parte II), sobreviventes do apocalipse zumbi. Mas antes de começar a falar sobre os Websodies quero que vocês lembrem de uma cena bem marcante do episódio "Days Gone Bye" S01E01, aquela cena em que o Rick está andando pelo hospital e se depara com uma porta fechada, e nela escrita a mensagem "Don't open dead inside".

"Don't open dead inside"

      A primeira parte, intitulada de Alone, começa com um acampamento massacrado por uma horda de zumbis; tiros, fogo e pânico resumem a situação. Karina está no chão abraçada com uma garota morta -Acho que ela era sua irmã- enquanto Paul mata alguns zumbis. Após insistência de Paul, os únicos sobreviventes do antigo acampamento fogem do local em busca de um lugar seguro. Após andar muito, os dois sobreviventes acham um carro abandonado e sem a chave... Quer dizer, Karina acaba achando a chave em um lugar bem inusitado... Nessa cena ela percebe que Paul está com um ferimento no abdome -Talvez uma mordida...- e saem à procura do hospital mais próximo que ainda esteja funcionando...  



      Depois de dirigir por metade do estado da Georgia e se deparar com vários hospitais tomados por mortos-vivos os protagonistas acabam encontrando um hospital "seguro", Paul está perdendo sangue e ficando fraco ,ele precisa de ajuda médica! Ao entrarem no hospital eles vão a procura de alguém que possa ajuda-los. Vagando pelos corredores abandonados eles são atacados por um zumbi, Paul incapaz de se defender e Karina mal sabendo atirar, mas eles não contavam com a ajuda de uma misteriosa moradora do hospital, a Dra. Gale Macones. Gale salva os dois da ameaça que quase acabou com com eles, assim termina a primeira parte

"Dra. Gale Macones"


      Choice, é a segundo dos três Websodies. Começa de onde parou o primeiro, após a Dra. Macone ter salvo Paul e Karina. Gale cuida do ferimento de Paul com os poucos recursos que tem, e amarra seus pulsos na cama para garantir que caso ele venha a se tornar um zumbi não machuque elas. Ao ver Paul amarrado a cama Karina fica apreensiva sobre o destino de amigo, marido, irmão... que seja! A doutora começa a explicar a Karina que o hospital foi devastado, mas não pelos zumbis, e sim por pessoas desesperadas que em meio ao inferno que estava começando seriam capazes de matar umas as outras por um simples frasco de remédio.



      Quando as duas voltam ao quarto onde Paul está precariamente internado, Gale percebe que ele está "morrendo", segundo ela a pulsação dele está fraca e quase não consegue respirar, ele está sob o efeito de um desmaio, sendo assim ela o leva para a CAFETERIA, que é onde a Dra.Gale coloca os mortos, ou melhor, aqueles que vão virar zumbi. Do nada Paul recupera seus sentidos e acorda dentro da cafeteria que está cheia de zumbis...

      Terceira parte, The Bond: Abalada pela "morte" de Paul, Karina fica em uma confusão emocional. Assombrada pela culpa de ter matado um inocente logo no começo da praga, e pela falta de vontade de viver. Agora sem a companhia de Paul, Karina se sente sozinha e frágil nesse novo mundo, e resolve aceitar uma proposta da Dra. Gale...


      ... Dentro da cafeteria Paul tenta se desamarrar da maca em que está antes que os zumbis cheguem até ele,.Nessa cena ele luta desesperadamente para não ser pego, em meios a vários golpes de extintor Paul consegue eliminar alguns zumbis, e finalmente arrombar a porta da cafeteria e sair em busca de Karina.

      ... Ao chegar ao quarto onde as mulheres estão, Paul presencia a morte de Karina. - a proposta de Gale para Karina era um tipo de eutanásia, onde por vontade própria, Karina permitiria que Gale injetasse em suas veias um tipo de veneno, que causaria sua morte de maneira indolor e eficaz - Paul entende que Gale matou Karina e possuído pela raiva ele não acredita que a própria Karina quis morrer por ele e decide matar a Dra. Gale - subentendesse que ela morre -.

      Paul espera o momento que Karina se transforme em zumbi e resolve "criar" a nova versão mortificada de Karina - coisa que o Governador (David Morrissey, de Instinto Selvagem 2)  fez com sua filha Penny na terceira temporada-. Antes de Paul e Karina/zumbi saírem do hospital, Paul decide fazer um bem para as possíveis pessoas que possam passar por ali, ele picha na porta da cafeteria a famosa frase "Don't open dead inside". 

"Paul pichando a porta"
"Paul guiando Karina (morta)"

      Quando vi a cena de Rick andando pelos corredores do hospital no "Days Gone Bye"  fiquei me perguntando o que teria acontecido ali... e quando vi a porta pichada logo me perguntei quem teria feito aquilo, mas acabei deixando de lado. Ver essas histórias que inicialmente não tem explicação serem contadas em Websodies é muito bom, e dá um gás a mais para acompanhar a temporada oficial. O que falar dos atores? bem, logo nos primeiros minutos não achei que eles dariam conta do papel, falo mais do Wyatt (Paul) que em entrevista declarou que nunca assistiu a série e só teve contato com o universo TWD nas gravações. Os cenários foram muito bem produzidos, assim como toda a história. Com certeza recomendo, e que venha The Walking Dead Season 4!!