05 outubro, 2013

Resenha: Psicose - Robert Bloch



Resenha Por: Netinho Ribeiro
Título Original: Psycho
Título Nacional: Psicose
Ano: 1958/2013 (Nova Edição)
Autor: Robert Bloch
Páginas: 240
ISBN: 9788566636154
Nota: 5/5
Editora: Darkside

Sinopse: Psicose conta a história de Marion "Mary" Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora.


      Em 1958, um escritor chamado Robert Bloch escreveu uma história de suspense envolvente. Um diretor chamado Alfred HITCHCOCK leu o livro e logo imaginou o sucesso daquela história nas telonas. Comprou todos os exemplares do livro e guardou a sete chaves para que ninguém, ninguém mesmo, soubesse do final surpreendente do suspense. De início, as produtoras rejeitaram a proposta de Hitchcock, não levando muita fé na possível grande bilheteria.
      Sozinho, Hitchcock resolveu continuar com o projeto. E foi então que aí, nasceu um dos clássicos mais louvados de Hollywood. Hitchcock ficou mais famoso do que era. E Robert... Bom, Robert ficou simplesmente "abandonado". O sucesso do filme foi tão estrondoso que Robert acabou ficando meio que esquecido. Mas, o livro ainda existe sim, e nós temos uma chance de lê-lo graças à Editora Darkside, que relançou o clássico neste ano! OBRIGADO Darkside!
     

“... Mary começou a gritar. A cortina se abriu mais e uma mão apareceu, empunhando uma faca de açougueiro. E foi a faca que, no momento seguinte, cortou seu grito. 
E sua cabeça.


      No livro, somos introduzidos à dois núcleos que se chocam a partir dos capítulos. Um é a história de Norman Bates. Norman, é dono de um motel que agora quase não tem clientela, por causa da nova rodovia que desviou todos o clientes do Bates Motel. Sua mãe é doente, e vive no seu quarto. O outro é a história de Marion "Mary" Crane, uma jovem que rouba 40 milhões de dólares para ajudar seu namorado, Sam, a quitar uma dívida. Fugindo da sua cidade para fazer uma surpresa ao namorado humilde, ela descobre que errou o caminho e é forçada a passar uma noite no Bates Motel. Mas, o que vem seguir é um espetáculo de reviravoltas e suspense criado magistralmente por Robert Bloch.
    

“... Norman se virou e caiu numa escuridão ainda mais densa e devoradora que a do pântano..


A parte/cena mais famosa do livro/filme.
     Eu tenho uma grande dica que é muito bom você seguir. NÃO assista ao filme antes de ler o livro! Por que o final é bem chocante se você não souber nada sobre ele. Infelizmente, eu assisti o filme antes e descobri todas as reviravoltas contidas na história. Mas não se desanime caso já tenha assistido o filme. Mesmo sabendo do final, o livro ainda é uma experiência maravilhosa. Todo o suspense inserido nos 17 capítulos ainda te envolve como a Mãe (quem ler o livro vai entender) e não te deixa largá-lo por um segundo. Você simplesmente não consegue soltar aquela história! Você quer ler até o final e caso não queira, o livro não irá deixar!
     Quero parabenizar a Editora Darkside por relançar o livro. Ela fez um ótimo trabalho com as capas, o miolo e todo o resto do livro. E tenho que admitir que já era um fã da editora antes de ler um de seus produtos. Até porque amo o gênero terror, e ter uma editora brasileira criada especialmente para esse gênero: Sonhos realizados! Parabéns Editora Darkside!
    

“... Aquilo doía nos olhos de Norman e ele não queria olhar. Ele não precisava mesmo olhar, por que já sabia. 
A Mãe tinha encontrado sua navalha...


     Mesmo tendo sido ofuscado pelo sucesso do filme, o livro de Robert Bloch mantém sua essência e ainda é melhor do que o filme (me julguem que acha o contrário). Tem um equilíbrio entre o terror explícito (como por exemplo, no livro Mary é decepada mas no filme ela é só esfaqueada) e o drama. Hitchcock criou uma obra maravilhosa? Criou. Mas, não superou Robert Bloch.
     Contudo, Psicose é um ótimo livro. Personagens bem construídos e resolvidos, suspense de primeira, reviravoltas chocantes e um carisma especial que nunca irá largar o leitor. Recomendo muito, muito, muito mesmo. E tenho certeza que qualquer um ler o livro (já tendo assistido o filme ou não) irá ter a mesma experiência que eu. Uma viagem assustadora aos confins da mente humana.

Ps¹: A série perfeição Bates Motel é baseada no livro de Bloch e no filme de Hitchcock. Então, se você é um Bater (como eu), leia o livro! E se não, assista a série e leia o livro!
Ps²: Em breve a review da primeira temporada de Bates Motel no Random World!
Ps³: Adorei a capa da edição normal!!!!!!

Bjs. - N