01 outubro, 2013

Resenha: Morte Súbita - J. K. Rowling


Resenha Por: Victor Seixas                                                    
Título Original: The Casual Vacancy
Título Nacional: Morte Súbita
Ano: 2012
Autor: J. K. Rowling
Páginas: 651
ISBN: 9780316228534
Nota: 5/5
Editora: Nova Fronteira

Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.




"O Fantasma De Barry Fairbrother

      J. K Rowling é uma consagrada escritora britânica, que fez seu nome no mundo da literatura escrevendo a famosa saga Harry Potter, onde ganhou milhões... Harry Potter é considerado uma obra infanto-juvenil, mas atingiu pessoas de todas as idades ao redor do mundo. A autora decidiu dar fim a saga e se empenhar em outras obras, uma delas é Morte Súbita, um romance cheio de mistério, suspense e um pouco de amor. E será sobre essa obra que falarei hoje.
      A trama se passa na cidade de Pagford, na comunidade de Fields e na cidade vizinha, Yarvil (ambas no interior da Inglaterra). Pagford é um pacato vilarejo do interior, com belas casas, boas ruas e bons serviços de saúde. Já Fields é uma comunidade de “vagabundos”, lá vivem usuários de heroína e de outras drogas, mães que nem sabem quem são os pais de seus filhos e de pessoas que não tem empregos e vivem de atos ilegais, em sua maioria esses são os moradores de Fields. Yarvil não é tão diferente de Pagford, mas as duas cidades vivem em pé de guerra por motivos políticos e sociais internos.
      Após a morte súbita de Barry Fairbrother -no momento o atual conselheiro do conselho municipal da cidade- as coisas entre as cidades começam a desandar, pois Barry era a favor da comunidade de Fields, diferente de quase toda a Pagford que não aceitava sustentar uma comunidade de fracassados, e agora briga para passar a responsabilidade de Fields para Yarvil. 
      Mesmo com essas desavenças sociais presentes na obra, Rowling ainda acha espaço para falar de assuntos como má relação familiar, bullying, uso de drogas, infidelidade, abandono e descobertas sexuais na adolescência. A obra se passa por inúmeros núcleos, e não tem personagens principais, a não ser Barry, que mesmo após a sua morte continuará assombrando alguns personagens, não em forma de fantasma, e sim revelando seu segredos.
      Rowling prova nessa obra que tem talento, que pode mudar seu público-alvo sem perder a qualidade dos seus livros. A quantidade de cenas presente na obra é incrível, o leitor se sente em Pagford. O livro contém um grande números de página, quem ver já se sente cansado, mas já no primeiro capítulo você capturado, e quer ler mais e mais.

OBS: O livro vai virar série em 2014 \0/