01 outubro, 2013

Resenha: Apocalipse Z, O Princípio do Fim - Manel Loureiro


Resenha por: Victor Seixas
Coleção: Apocalipse Z
Título Original: Apocalipse Z
Título Nacional: Apocalipse Z
Ano: 2011
Autor: Manel Loureiro
Páginas: 365
ISBN: 9788576655343
Nota: 5/5
Editora: Planeta



Sinopse: Em uma pequena cidade espanhola, um jovem advogado leva uma vida tranquila e rotineira. Um dia, porém, começa a ouvir notícias sobre um incidente médico ocorrido em um país remoto do Cáucaso. Apesar de aparentemente corriqueiras, as notícias chamam tanto sua atenção que ele resolve registrar suas impressões em um blog. Aos poucos, o que eram apenas acontecimentos incomuns ocorridos em um país distante começam a se espalhar por toda a Europa. Em menos tempo do que poderia supor, o terror se instala. Ruas, bairros e cidades inteiras são tomados por criaturas com um comportamento assustador. Sem nunca ter visto nada parecido e completamente vidrado pela notícia, ele mal se dá conta de que, enquanto acompanha o desenrolar dos fatos de sua casa, a cidade onde mora também está sendo invadida por aquelas bizarras criaturas. Isolado, apenas com seu gato Lúculo e um vizinho, só lhe resta criar uma estratégia de fuga até conseguir encontrar outros sobreviventes. Entretanto, ao conseguir refúgio, ele logo descobrirá que a guerra está apenas começando.



Manel Loureiro
      Sempre fui fã de Zumbis, no cinema, filmes, jogos -e agora nos livros- essas criaturas chamam minha atenção. Vi esse livro na estante do meu primo, e assim que vi "Apocalipse Z" já peguei emprestado com ele. O que mais me chamou atenção depois do título, foi a nacionalidade do autor. Manel Loureiro é espanhol, nascido em Pontevedra, -Cidade onde o protagonista vive-. Foi estranho ver alguém que não seja estado-unidense falando sobre esse tema adorado por Hollywood. Uma curiosidade antes de falar sobre a obra, Manel Loureiro é muito conhecido na internet, onde escreveu Apocalipse Z. O sucesso do romance foi tanto que seus direitos foram comprados por editoras, fazendo com que a história saísse das telas de computador e preenchessem as linhas dos livros.



“Definitivamente, o velho mundo dos homens havia acabado. O novo mundo, o mundo dos não-mortos, o Mundo Cadáver havia chegado para ocupar seu lugar...”


      O livro conta a história de um Advogado -Sem nome- que após perder sua esposa acaba se isolando dentro de sua casa, apenas com a companhia do seu gato Lúculo. Após a recomendação de uma médico, o protagonista cria um blog afim de expressar seus sentimentos e vivências. 
      Notícias de acontecimentos estranhos na Rússia começam a preencher todas as paginas de jornais, Blogs de conspiração, TV, rádio e muitos mais... O advogado começa a relatar isso em seu blog, e começa a ler blogs de pessoas próximas a essas áreas russas, mas nada de mais é relatado, e os poucos blogs que conseguem relatar alguma coisa verídica são excluídos imediatamente, como jornais de TV também. O mundo inteiro passa por uma censura. Alguma coisa está errada...

“A noite vai cair de novo. Espero ver a luz do dia ...”

      Após descobrir que uma misteriosa "doença" está contaminando o mundo, o advogado começa a juntar recursos, sentar e esperar por ajuda... Como em toda trama de zumbis, uma área segura é criada para aqueles que não são contaminados com essa doença. Mas o protagonista desiste da ideia de partir para essa área segura e escolhe esperar na sua própria casa com seu gato. Após vários dias da explosão da doença, internet, Tv, rádio... nada mais funciona, cansado disso o protagonista decide ir as ruas, e fica horrorizado com o que tem que enfrentar a partir de agora. Mercados, escolas, hospitais, vizinhos... nada existe mais. Toda a Pontevedra  está deserta,  a não ser pela presença do Advogado, Lúculo e de ferozes mortos-vivos. Seu único objetivo é sobreviver a esse inferno na terra...
      Como em toda história do gênero, o protagonista passa a maior parte do tempo lutando pela sua vida, mas diferente dos clichês do cinema, "Apocalipse Z" é rico em detalhes que te fazem se sentir dentro da história. Poucos livros que li fizeram meu coração acelerar, e esse livro foi mais um desses. A divisão dos capítulos é muito boa, cada capítulo termina com uma suspense que te faz ler o próximo, e assim a leitura flui rapidamente, até chegar no fim, que por sinal é surpreendente e te deixa com muita vontade de ler o livro seguinte, "Apocalipse Z - Os Dias Escuros".

“ Já estão aqui. 
Merda. Posso vê-los da janela. São dezenas, centenas, milhares deles. Estão por todos os lados. Que Deus me ajude. Cristo bendito, é impossível!"