01 outubro, 2013

Resenha: O Mar de Monstros - Rick Riordan




Resenha Por: Netinho Ribeiro
Coleção: Percy Jackson e os Olimpianos
Título Original: Sea of Monsters
Título Nacional: O Mar de Monstros
Ano: 2009
Autor: Rick Riordan
Páginas: 304
ISBN: 9788598078441
Nota: 4,8/5
Editora: Intrínseca
Clique Aqui Para Comprar


Sinopse: O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição. É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma viagem pelo Mar de Monstros, onde se deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança.


      Após o eletrizante O Ladrão de Raios, me viciei na saga de Percy. Aliás, qualquer um iria se viciar. O livro é perfeito e fez um enorme sucesso. E é claro que sua continuação não tende a decepcionar. Rick Riordan acabou virando um "ídolo" da literatura jovem atual e que só perde para J. K. Rowling.
      Novamente, Riordan constrói uma história fantástica em que a cada página lida aumenta sua ansiedade para o próximo capítulo. Nesta sequência, Percy retorna um ano depois das aventuras do livro anterior. Dessa vez, prestes a voltar ao Acampamento Meio-Sangue e sem nenhum ataque de monstros. Mas, tudo se complica quando um bando lestrigões, criaturas canibais que tentam matar Percy e Tyson, seu novo melhor amigo (estranho mas, amigo... Você sabe como é o gosto de Percy) em sua escola durante o último dia de aula. Logo, Percy descobre que as coisas estão difíceis no acampamento.
      O pinheiro de Thalia, filha de Zeus que foi transformada em àrvore após ser morta por monstros, foi envenenado e está enfraquecendo o acampamento e não tem muito tempo. Mas isso não é o único problema de Percy: Grover, seu melhor amigo acabou caindo em uma armadilha e corre perigo.
      As aventuras desse livro são mais elaboradas e o mundo foi expandido. Enquanto em O Ladrão do Raios, o trio rodava pelo Estados Unidos em direção ao Oeste, neste eles embarcam no mar com batalhas de tirar o fôlego como quando o Confederado Birmingham (navio que Ares dá à Clarisse para sua missão) se encontra com Carídbis e Cila na entrada do Mar de Monstros ou até mesmo no final quando o bando de "Pôneis de Festa" e Quíron invadem o Princesa Andrômeda para combater Luke.
      A história também é mais formada, com a inserção de Thalia no sonho de Percy e até mesmo em sua ressurreição no fim do livro. Hermes auxiliando os garotos dando as vitaminas que depois iria salvar Percy de Circe, a feiticeira.


      Com certeza, O Mar de Monstros honra seu original, conseguindo até mesmo, superá-lo, em quase todas as medidas. Seu ar mais sério sem as piadas de Grover (que até que senti falta) deixa o livro mais tenso. Riordan conseguiu, de novo, fazer uma história fantástica e sensacional como fez com O Ladrão de Raios.