19 agosto, 2013

Crítica: Grease - Nos Tempos da Brilhantina



Crítica Por: Netinho Ribeiro
Título Original: Grease
Título Nacional: Nos Tempos da Brilhantina
Ano: 1978
Gênero: Musical
Distribuidora: Paramount
Nota: 8,5/10



Sinopse: É um musical inspirado em um livro de Bronte Woodard, passado na Califórnia no final da década de 50 e começo da década de 60. O filme conta a historia de um casal de estudantes, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que trocam juras de amor no verão mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente a esnoba, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.



"Sinceramente, acho que 99,9% ou mais da população do planeta já assistiu Grease e quem não assistiu corre agora para assistir, "


       Em 1978 nasce um dos filmes mais influentes e um dos musicais mais conhecidos do século, Grease: Nos Tempos da Brilhantina, estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John, que foram lançados ao estrelato hollywoodiano com esse sucesso de bilheteria. Afinal, quem nunca viu Travolta meio afeminado (sorry) dançando Grease Lightning ou Summer Nights, ou até mesmo quando ele se ajoeilha nos pés da Olivia em You're The One That I Want? O clássico se passa no final dos anos 50 com um toque de High School Musical, a história começa com Sandy e Danny na praia se despedindo um do outro já que o verão irá terminar e eles terão que voltar para suas cidades. Mas, o que eles não contavam era que as cidades é uma só e após um encontro inesperado entre várias músicas e coreografias, Sandy e Danny irão viver mais que uma paixão de verão.
       Grease tem personagens marcantes (Coff! Rizzo) e cancões contagiantes (Coff! Born to Hand Jive), com um roteiro simples e cenas muito engraçadas (como a diretora e sua assistente que toca xilofone, posteriormente conhecido por Becky Jackson em Glee). John Travolta e Olivia Newton-John constroe uma química perfeita com um dos casais mais famosos do cinema. Outro personagem que se destaca é Rizzo, a líder das Pink Ladies, que canta as músicas Look At Me, I'm Sandra Dee na cena da festa do pijama e There Are Worse Things I Could Do após começar a suspeitar da gravidez. Rizzo foi muito bem interpretada por Stockard Channing e retratou como era os caso da adolescência daquele tempo (que estava ótimo comparada a atualmente) em que fugia de casa pela janela para se encontrar com os garotos dando um ótimo exemplo de rebeldia. As performances são muito originais, principalmente em Beauty School Drop-Out, em que Frenchy imagina Teen Angel (ou Anjo Adolescente) dando-lhe conselhos no "céu" e as músicas também.
       Sem contar com a abertura em desenho animado que diverte com as caricaturas dos atores. E a grande transformação de Sandy... UAU! De santinha à diabinha, Sandy começou com esse clichê que é muito encontrado em filmes de hoje (exemplo: Uma Patricinha de Outro Mundo ou Meninas Malvadas). Sinceramente, acho que 99,9% ou mais da população do planeta já assistiu Grease e quem não assistiu corre agora para assistir, por que de algum jeito ele irá mudar a sua vida (quer dizer, dependendo de seu ponto de vista).