09 agosto, 2013

Resenha: Em Chamas - Jogos Vorazes

_____________________________________________________  


Resenha Por: Victor Seixas
Título Original: Catching Fire
Título Nacional: Em Chamas
Ano: 2011
Autor: Suzanne Collins
Páginas: 416
ISBN: 9788579800641
Nota: 5/5
Editora: Rocco
Clique Aqui Para Comprar

Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.



      Bom tributos, essa é minha resenha/resumo do livro Em Chamas, segundo livro da trilogia Jogos Vorazes. Se vocês não leram o livro sugiro que não prossigam, vou dar alguns spoilers.

      Antes de começar vamos lembrar de alguns pontos importantes de Jogos Vorazes. Ainda na arena Katniss e Peeta fingem se amar - Peeta realmente é apaixonado por Katniss -  para conseguir apoio do público e dos patrocinadores, eles se tornam os dois últimos sobreviventes na arena e pelas regras originais só um pode vencer, sendo assim Katniss propõe que os dois cometam suicídio para que ninguém ganhe os Jogos, mas no final os idealizadores decidem dar a vitórias aos dois e isso não deixou o presidente Snow muito feliz.
      No “Em Chamas” o casal de tributos tem que fingir para todo o país que realmente se amam durante a turnê da vitória que acontece em todos os distritos, mas Katniss não esperava que sua ação na arena iria acender uma chama de revolução nos cidadãos de Panem. Agora Katniss está começando a se tornar um símbolo, um símbolo de revolta contra a capital.
      No livro acontece o massacre quaternário, que é uma edição semelhante aos jogos vorazes, mas essa edição especial só acontece a cada 25 anos e reúne vencedores de edições passadas. É aí que conhecemos personagens que venceram em anos diferentes, imagine uma arena só com campeões, coitada da Catnip...
      A arena do massacre quaternário guarda uma surpresa para os tributos. Ela é um círculo perfeito cercado por uma redoma,  dividida em doze partes, onde cada parte corresponde a uma hora e cada hora corresponde a um acontecimento nada bom para os tributos – Na minha opinião dividir a arena em doze partes foi uma ótima ideia dos idealizadores -. Na arena Katniss acaba conhecendo e se tornando aliada de alguns tributos que serão de grande importância para sua sobrevivência, como Beetee, Johanna e Finnick.
      Quando foram restando menos tributos na arena eu me perguntei como ia acabar, já que só um pode vencer, mas uma coisa bem imprevisível acontece na arena, todos os aliados de Katniss e Peeta estão fazendo parte de um plano que consiste na retirada de Peeta e Katniss da arena para que eles deixem de ser um símbolo de esperança e passem a ser a esperança de todos os distritos oprimidos pela Capital.

      Após a explosão da redoma (Causada pelos tributos) Katniss acorda fora da arena e em segurança, e com uma única preocupação ONDE ESTÁ MINHA FAMÍLIA, MEUS AMIGOS E O QUE VAI SER DE MIM AGORA?